Sobre Nós

Restaurante Helana em Idanha-a-Nova

Situado na zona histórica de Idanha-a-Nova, nas antigas instalações da Fábrica de Refrigerantes Raiana dos anos 50 surge um espaço cuidado, onde o conforto e o bem-estar não foram postos de lado.

Video de inauguração com a Nova gerência em 2022.

Com ingredientes seleccionados, de preferência regionais, a cozinha intensifica o conceito de cultura gastronómica, mas também as pizzas e pastas têm um lugar de destaque. Comece por ler um livro de cozinha e deslumbre-se com o canto de leitura, aliando assim os conhecimentos teóricos e práticos.

Linha do tempo do Restaurante Helana

2022

Nova Gerência, Uma nova e renovada etapa..

 

2020

Mudanças, ajustes, novo site com pedidos online, novas abordagens. Parcerias, ligação mais profunda aos produtores locais.

2019

Mudanças, ajustes, novo site com pedidos online, novas abordagens. Parcerias, ligação mais profunda aos produtores locais.

2018

Ano em que definimos a nossa relação simbiótica com o meio ambiente, assumimos como prioritária uma Estratégia de Sustentabilidade e implementámos vários compromissos:

  • Reforçar a aposta na qualidade dos Ingredientes (locais, sazonais, BIO e economia circular);
  • Utilizar consumíveis sustentávelmente responsáveis:
    • Produtos Ecokraft (papel vegetal e outros que não provenham de fontes sustentáveis e que utilizem aditivos poluidores);
    • Produtos Ecofrendly e com certificação Ecolabel, Lucart, BlueAngel e/ou PEFC (papel de cozinha, guardanapos, papel higiénico, toalhas de mãos de papel e papel de impressão);
    • Individuais de mesa – de cortiça, uma matéria-prima de excelência e nacional;
    • Palhinhas de papel;
    • Detergentes biodegradáveis (lava pavimentos, lava loiça manual e espuma lava mãos) com elevados graus de biodegradabilidade;
  • Outras soluções:
    • Água filtrada, local purificada (diminuímos o impacto ambiental inerente ao circuito de distribuição, produção e das embalagens residuais);
    • Aquecimento – pellets provenientes de biomassa.

Alcançámos uma medalha de prata no 10º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto’18.

2017

2017 é sem dúvida o ano de consolidação e das parcerias:

Aromas do Valado, Geocakes, Geopark Naturtejo e Nature Fields.

A união faz a força!

Mais informação na página “Parceiros”.

2016

Maior Festival das Sopas chegou a todo o mundo, e o Helana desta vez vence 3 prémios…

“O maior Festival das Sopas Tradicionais do país, em Proença-a-Velha, voltou a bater todos os recordes, com 119 sopas a concurso e milhares de visitantes numa edição que chegou a todo o mundo através da TVI.

Ao longo da tarde de domingo, 3 de abril, o programa televisivo “Somos Portugal” acompanhou em direto a arrebatadora prova das sopas, sempre muito participada, mas divulgou ainda outros pormenores da gastronomia, produtos locais, artesanato e património do concelho de Idanha-a-Nova.”

Restauração (voto popular):

2º – Creme de Arroz Doce, Baunilha e Canela – Restaurante “Helana” (Idanha-a-Nova)

Restauração (voto do Júri):

1º – Sopa Fria de Framboesa c/ Poejos do Rio e Flor de Laranjeira – Restaurante “Helana”

2º – Creme de Arroz Doce, Baunilha e Canela – Restaurante “Helana”

2015

O Helana concorre ao Maior Festival das Sopas do país e vence dois prémios…

“114 sopas a concurso são o novo recorde do maior Festival das Sopas do país. A edição 2015 do certame de Proença-a-Velha recebeu milhares de pessoas e superou as melhores expectativas da organização.”

Restauração (voto do público): 
2º – Sopa de Laranja e Flor de Laranjeira – Restaurante “Helana” (Idanha-a-Nova);
3º – Sopa de Amoras Silvestres com Hortelã da Ribeira – Restaurante “Helana” (Idanha-a-Nova).”

2014

O Helana é convidado a participar no programa Family Point (é uma marca de garantia que certifica que um estabelecimento têm determinadas condições estruturais, a comodidade e a segurança certa para famílias com crianças).

Neste sentido o Helana tomou diversas medidas para garantir a maior comodidade, divertimento e segurança ao publico mais jovem, tais como: fraldário, proteções nas tomadas, um espaço lúdico, materiais didáticos para várias idades, etc.

2013

Ao fim de 10 anos sobre a última pequena revolução no nosso conceito, anos repletos de bons e grandes momentos gastronómicos, achámos que era tempo de reflexão… tempo de refletir sobre os caminhos trilhados, a evolução do mercado e da região, e principalmente dos anseios gerais da já grande comunidade e família HELANA.
Concluímos que é o momento para a renovação, não só na imagem gráfica e website, mas sobretudo na parte gastronómica. Deixámos no passado algumas iguarias que nos foram muito queridas, assim como o destaque dado a alguns ingredientes chave, também ficaram nesse palco antigo.

Apostar em novas iguarias e apadrinhar novas matérias-primas carentes de atenção, mas cheias de potencialidade, como é o caso do Azeite, as Ervas Aromáticas, o Queijo, os Cogumelos Silvestres e outros tantos produtos da terra, da nossa Idanha.
Criar parcerias com produtores locais e continuar a dar enfoque de forma a cimentar sinergias.
Os produtos e sabores de outras paragens continuarão a ser convidados de honra das nossas mesas, pois só com esta aliança todos reforçarão a sua presença.

2008

A 1 de Janeiro de 2008, introduziu-se a proibição total de fumar no espaço.

2007

No início de 2007 e antevendo um pouco a legislação, bem como salvaguardando a equipe e os nossos clientes, a área de refeição é separada em duas, ficando disponível uma área de não fumadores e outra de fumadores (juntamente com a zona do bar).

2005

Em finais de 2005 o Helana muda o serviço de copos para a Shott Zwiesel e pratos para a marca Schönwald (http://www.schoenwald.com/) ambas lideres na qualidade, design e inovação, ambições estas paralelas as do Helana.

2004

A 25 de Abril de 2004, data em que a nova gerência celebra o seu 1º aniversário, ultrapassam-se as 16500 refeições servidas no espaço, durante 296 dias úteis de funcionamento, representando uma média diária de mais de 55 pessoas.
Em Julho de 2004 o restaurante concorre ao II Concurso de Gastronomia do Concelho de Idanha-a-Nova inserido na X Feira Raiana, conseguindo o 1º Lugar na categoria de inovação (refeição mais inovadora).
Em Agosto de 2004, é acrescentado ao site, a página de vinhos e a possibilidade ser navegado na língua inglesa.
Outubro de 2004, no primeiro ano do site, contabilizam-se 3750 vistas.

2003

Em Abril de 2003 é criada uma sociedade familiar composta por Ana Ramos (que já pertencia ao projeto anterior), Nuno Ramos e Mário Ramos, que adquirem o espaço. Um mês mais tarde o Helana é convidado para representar a gastronomia Regional da Beira Baixa no Certame de Atividades Turísticas, Agro-Alimentares e Ambientais, entre 29 Maio e 1 de Junho, nas instalações do NERCAB, em Castelo Branco.
Em Julho é convidado em exclusividade de restauração para a COVIFEIRA 2003 (feira realizada em simultâneo com as festas da cidade), na Covilhã, nas instalações da ANIL.
Entretanto inicia-se o projeto do Site (o 1º de restauração no concelho), com a autoria da Netvidade, onde se espera mostrar um conceito diferente e muito próprio.
A 16 de Setembro 2003 o Helana faz um interregno de 3 semanas para reestruturação e ampliação do espaço, de forma a continuar a bem servir e a proporcionar bons momentos aos seus clientes. Foi feita uma revisão de ementas e um espaço de leitura gastronómica é criado.
Em Outubro 2003 é concluído o Site estabelecendo assim uma maior proximidade com o público em qualquer parte do mundo.

2002

Em Setembro de 2002 o restaurante concorre ao Concurso de Gastronomia do Concelho de Idanha-a-Nova inserido na IX Feira Raiana, conseguindo uma Menção Honrosa.

2000

Há referências ao espaço nos anos 50 do século XX, altura em que se iniciou a Fabrica de Refrigerantes Raiana com a produção de Laranjada e de Pirolitos (tipo de gasosa com uma bolinha no interior da garrafa – exemplares em exposição no restaurante), mantendo a atividade até finais dos anos 70.

Em Maio de 2000 o espaço é comprado e encontrava-se em completo abandono. Inicia-se o processo de requalificação e estruturação para se adequar a um restaurante/bar.

Foi inaugurado oficialmente a 22 de Dezembro de 2000 tendo como oferta pizzas, lasanhas, petiscos, alguns pratos regionais.